top of page

O comportamento oportunista dos Teiús

O Tupinambis merianae, também conhecido popularmente como teiú, tiú, tejú ou tegu é um réptil do grupo Squamata e possui a maior distribuição dentre as espécies do gênero, sendo encontrada do sul da Amazônia ao norte da Patagônia. No Brasil, está presente nos biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia. Apresenta corpo cilíndrico e robusto, pode atingir até 1,4 metros de comprimento e pesar até 5 kg. Sua cabeça é comprida e pontiaguda, possui mandíbula forte e a cauda é longa e musculosa. Na região dorsal do corpo, cabeça e membros, apresenta coloração negra com faixas amareladas, além disso, o ventre é branco com pequenas manchas negras mais claras.


Quando se sente ameaçado, pode ficar imóvel e tentar se camuflar no ambiente, assim como, pode fugir rapidamente. Todavia, ao se sentir encurralado, desfere fortes mordidas e chicotadas com a cauda. E caso seja agarrado pela cauda, pode se desfazer dela, num processo conhecido como autotomia.


A espécie, que ocupa principalmente áreas abertas e bordas de mata, possui uma dieta onívora e procura seu alimento ativamente no chão, com o auxílio da língua bífida, que capta partículas de cheiro do ar. Na natureza, se alimenta de frutas, ovos, larvas, vermes, pequenos roedores e insetos. Ademais, costuma frequentar áreas antrópicas, podendo invadir galinheiros para comer ovos e pintinhos. A variada dieta e a adaptabilidade a ambientes pouco preservados, demonstram sua característica de oportunista, a qual explica a sua ampla distribuição.


Outra característica da espécie é apresentar uma atividade sazonal bem demarcada, hibernando no período de abril até julho. O teiú é ovíparo e a reprodução aparentemente ocorre ao final da estação seca. O tamanho da ninhada varia de 30 a 36 ovos, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação.


O teiú representa mais um exemplo de como a introdução de espécies exóticas em ilhas pode acarretar em grandes transtornos e desestruturar o frágil equilíbrio ecológico desse tipo de ambiente. Na década de 1960, foi introduzido um casal dessa espécie no arquipélago de Fernando de Noronha com o objetivo de controlar as populações de sapos e ratos, introduzidos em anos anteriores. Como o teiú tem hábitos diurnos e suas supostas presas são noturnas, o controle não foi bem sucedido e o lagarto encontrou um ambiente adequado ao seu desenvolvimento e reprodução.


Como têm grande porte, as espécies de Tupinambis foram e ainda são explorados em grande número para uso das peles na confecção de acessórios em couro exótico, especialmente botas e bolsas. Durante a década de 1980 uma média de 1.900.000 peles foram negociadas anualmente. Por isso, todas as espécies de Tupinambis estão incluídas no Apêndice II da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Silvestre), indicando que, embora ainda não se encontrem em risco de extinção, podem vir a ser ameaçadas caso seu comércio não seja efetivamente controlado.

Autoria: Janaína Duarte




Referências bibliográficas:

CPéres-Jr., A. K. 2003. Sistemática e Conservação de Lagartos do Gênero Tupinambis (Squamata, Teiidae). Tese de Doutorado, Universidade de Brasília. 192 p.

TEIÚS JÁ SÃO CONSIDERADOS "HÓSPEDES" INDESEJADOS NO ARQUIPÉLAGO FERNANDO DE NORONHA. Jornal da USP, 2019. Disponível em: < https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/teius-ja-sao-considerados-hospedes-indesejados-em-fernando-de-noronha/>. Acesso em: 12 de junho de 2021.

DAYRELL, Jussara Santos.TEIÚ (Tupinambis merianae). Museu de Zoologia João Moojen, Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: < http://www.museudezoologia.ufv.br/bichodavez/edicao11.htm/>. Acesso em: 12 de junho de 2021.

REIS, Diogo. TEIÚ (Salvator merianae). Fauna Digital Rio Grande do Sul Disponível em: < https://www.ufrgs.br/faunadigitalrs/teiu-salvator-merianae/Acesso em: 12 de junho de 2021.

[LPdS1]Uma sugestão, colocar este parágrafo após trazer todos as informações acerca do animal, deixa essa parte como uma curiosidade no penúltimo parágrafo.

 
 
 

Comments


ACOMPANHE NOSSO TRABALHO NAS REDES SOCIAIS!

  • Facebook
  • Instagram

©2019 por Jéssica de Souza 

©2020 por Janaina Duarte

 Proudly created with Wix.com

bottom of page