Tucano-do-bico-verde
- GEAS UFMG
- 7 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Autora: Janaina Ribeiro Duarte
O tucano-de-bico-verde é uma ave piciforme e da família Rampasthidae. Seu nome científico significa: ave colorida com nariz grande como uma espada. Ele pode medir de 42 a 48 centímetros, boa parte correspondendo ao bico, e pode pesar até 400 gramas.
Apresenta papo amarelo e bico, seu grande diferencial, verde. O serrilhado do bico é bem desenvolvido e realçado pela cor vermelha sanguínea. É o único Ramphastos a apresentar um ângulo acentuado na base da mandíbula inferior.
Alimenta-se de frutos de palmitos Euterpes edulis, fruto da embaúba, pitanga, artrópodes e pequenos vertebrados, sendo que com frequência alimenta-se de filhotes e ovos em ninhos de outras aves.
Nidifica em ocos de árvores e bota de 2 a 4 ovos que são incubados por cerca de 18 dias. O macho corteja a fêmea trazendo-lhe alimento e fazendo exibições: balança a cauda, com a cabeça erguida e, além disso, defende o território ao redor do ninho.
A espécie vive em áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto. Habita a copa de florestas altas, principalmente em áreas montanhosas da Mata Atlântica, em seu interior e nas bordas.
O tucano-de-bico-verde é encontrado em toda a região Sul e Sudeste do Brasil, Paraguai e até o nordeste da Argentina. Bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos. É esta a espécie de tucano que mais avança ao sul do país.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FUNDEVAP - disponível em http://www.fundevap.org.br/Downloads/Ornitologia/Ramphastos-dicolorus_Tucano-de-bico-verde.pdf Acesso em 31 jan 2022.
Brasil 500 Pássaros - disponível em http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1eye.htm Acesso em 31 jan 2022.
Native - disponível em http://www.nativealimentos.com.br/biodiversidade/especies_det.php?id=191 Acesso em 31 jan 2022.
Comments